Vila Meã, uma terra com história...

Oliveira

 

População: 862 (H: 422 - M: 440, Censo 2011)

Actividades económicas: Agricultura, pecuária, confecções, transformação de madeira, construção civil e comércio

Festas e Romarias: S. Paio (1º domingo de Agosto)

Património: Igreja matriz, pelourinho (Igreja), cruzeiro (Paço) e alminhas (Oliveira)

Outros locais: Casa da Bela Vista (Boa Vista) e ponte e túnel ferroviários

Gastronomia: Arroz de cabidela, cabrito assado e fumeiro

Artesanato: Bordados, malha e trabalhos em madeira

Colectividades: Associação Beneficente Cultural e Desportiva da Bela Vista e Grupo Desportivo e Cultural Estrelas da Paz

Orago: S. Paio

 

 

HISTÓRIA

Esta freguesia, que tem como orago S. Paio, é a mais rural da vila. A festa do seu padroeiro realiza-se no primeiro domingo de Julho.

A sua antiga igreja (já desaparecida) foi vigararia das religiosas de Santa Ana do Castelo. Remontando ao século XVIII, houve, no lugar da Torre, uma capela dedicada a Nossa Senhora da Guia, de que restam apenas alguns vestígios.

Em termos associativos, têm sede nesta freguesia o grupo Folclórico de Santa Cruz de Vila Meã e o grupo Desportivo e Cultural Estrelas da Paz. Em termos desportivos, este grupo disputa o campeonato organizado pela Federação das associações Desportivas de Amarante (FADA).

Com uma área de 2,6 Km2, tem, pelo Censo de 2011, 382 fogos e 862 habitantes (densidade populacional de 331 hab/Km2).

A Freguesia

(retirado de: https://www.amarante.pt/freguesias/oliveira/index.php?op=conteudo&lang=pt&id=20)

A freguesia de S. Paio de Oliveira é uma das três freguesias de Vila Meã (as outras são Ataíde e Real), povoação do Concelho de Amarante que foi elevada a categoria de Vila, por deliberação da Assembleia da República, em 18 de dezembro de 1987.

Vila Meã foi, desde a Idade Média, sede do antigo concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega, extinto em 24 de outubro de 1855.

A freguesia de Oliveira integrou desde sempre esse concelho, sendo já citada nas Inquirições de 1220 e 1258. É citada igualmente no foral que D. Manuel II concedeu a Santa Cruz de Riba Tâmega, em 1513.

Embora o patrono da freguesia seja S. Paio, a religiosidade dos seus habitantes manifestou-se ao longo dos tempos, de forma mais vincada, no culto de Nossa Senhora da Guia, a quem foi dedicada uma capela no lugar da Torre. A capela encontra-se actualmente em estado de ruína, mas o culto mantém-se, agora na Igreja Matriz, onde continua exposta a imagem.

Freguesia eminentemente rural, a sua paisagem, tal como a do resto da vila, marcada fortemente pelo rio Odres. Embora pequeno, este afluente do rio Tâmega, é o maior responsável pela enorme fertilidade de um extenso vale que se prolonga desde Santa Cristina de Figueiró, onde nasce, até Canaveses, onde tem a sua foz.

A Freguesia de S. Paio de Oliveira dista 16 quilómetros da cidade de Amarante, estando situada no extremo sudoeste do concelho. Faz fronteira com Lousada e Penafiel.

Conjuntamente com Real e Ataíde forma o núcleo de Vila Meã, elevada a Vila em Dezembro de 1987.

Marcadamente rural, a freguesia tem, de acordo com o último censo, uma população de 949 pessoas, o que significa o aumento, em 10 anos, de 219 habitantes.

 

Saber mais...

Oliveira - Memórias Paroquiais (1758) 
(c) Leitura e Transcrição de António José Queiroz
 

 

(Junta de Freguesia de Oliveira)

Junta de Freguesia:

Presidente: Victor Hugo Rocha Vieira

Secretária: Fernanda Cristina Matos Coelho

Tesoureiro: António José Magalhães Coelho

 

Endereço: Rua da Junta de Freguesia / Oliveira - 4605 VILA MEÃ

Telefone: 255 732 744

Telemóvel: 913759892

Fax: 255 734 813

E-mail: junta.oliveira@gmail.com

  
     
Horário de funcionamento: Domingo 09h 00 - 12h 00

 

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode