Vila Meã, uma terra com história...

Heráldica

 

O Brasão de Vila Meã

[Proposta]

 

Entre os vários elementos passíveis de figurar na heráldica de Vila Meã, há três particularmente significativos: o rio, simbolizando o Rio Odres, que atravessa a vila, a cruz, pelo facto de Vila Meã ter sido durante séculos sede do concelho de Santa Cruz de Riba-Tâmega e ser conhecida e designada por Santa Cruz de Vila Meã durante a 2.ª metade do século XIX e primeiras décadas do século XX (isto é, num longo período que se seguiu à extinção do concelho) e, finalmente, o leão, símbolo principal do brasão da família Castelo Branco, que durante várias gerações teve a tutela do concelho. Este último símbolo enraizou-se de tal modo no imaginário Vilameanense que passou a fazer parte dos emblemas de algumas das mais representativas colectividades e instituições da vila, tais como o Atlético Clube de Vila Meã, Clube de Caça e Pesca de Vila Meã e Associação de Beneficência de Vila Meã.

Daí, pretender-se que os símbolos heráldicos de Vila Meã sejam os seguintes:

Armas – De azul, com banda ondeada a prata, acompanhada de cruz latina de ouro e de leão rompante de ouro, armado e lampassado de vermelho. Coroa mural de quatro torres de prata. Listel branco com os dizeres a negro VILA MEÃ.

Bandeira – Esquartelada de branco e amarelo, cordões e borlas de prata e ouro, haste e lança de ouro.


© António José Queiroz

 

___________________________________________________

 

Freguesia: ATAÍDE

Armas - Escudo de azul, quatro bandas de prata e, sobre o todo, uma torre de ouro, lavrada de negro, aberta e iluminada de verde. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda em maiúsculas de negro: “ATAÍDE “.

Bandeira - Esquartelada de amarelo e verde, cordões e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.

Selo: nos termos da Lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de Ataíde - Amarante".

 

Freguesia: OLIVEIRA

Brasão: escudo de ouro, barra ondada de prata, perfilada de azul, acompanhada de uma rosa heráldica de vermelho, botonada do campo e apontada de verde e de uma oliveira arrancada de verde. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "OLIVEIRA - AMARANTE".

Bandeira: azul. Cordão e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro.

Selo: nos termos da Lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de Oliveira - Amarante".

 

Freguesia: REAL

Brasão: escudo de azul, capitel dórico de prata e dois folhetos de milho de ouro, atados de prata, tudo alinhado em roquete; em campanha, ponte ameiada de um arco de prata, movente dos flancos e de um pé ondado de prata e azul de três tiras Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro: «REAL - AMARANTE».

Bandeira: esquartelada de branco e azul. Cordão e borlas de prata e azul. Haste e lança de ouro.

Selo: nos termos da Lei, com a legenda: «Junta de Freguesia de Real - Amarante».

 

 

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode